terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Aventura: Dicas para ver a dama da noite



Ver a aurora boreal sempre foi, para mim, um grande sonho dourado, em termos de viagem. Por mais que imaginasse aquele show de luzes dançando sobre a minha cabeça, o que eu veria iria superar as minhas mais loucas expectativas!
Stafafell, Islândia
Não sou nenhum expert em aurora boreal e nem de longe tenho a experiência do meu guru Marco Brotto, mas tenho conseguido me virar.

Podemos dizer que o espetáculo da aurora acontece 365 dias por ano e 24 horas por dia, em algum lugar do mundo. Mas, se é um fenômeno tão comum, por que é tão difícil de se ver? Porque ela, como muitas belas mulheres, se faz de difícil, tem os seus segredos e precisa ser conquistada.
Abisko, Suécia
Para ver a “dama da noite”, algumas variáveis precisam acontecer simultaneamente. E basta uma delas não ocorrer, para que você deixe de presenciar um espetáculo belíssimo. Algumas dessas variáveis você pode controlar, outras você não controla nem com reza braba!
Skibotn. Noruega
Se um dia você desejar ver a aurora boreal, comece escolhendo um local apropriado. Como ela ocorre perto dos círculos polares, você precisar viajar para uma cidade que esteja nessa região. Tromso, na Noruega, é uma das “capitais” mundiais da aurora boreal. Tem acesso por avião, bons hotéis, boas estradas ao redor e fica em uma região turística. É claro que você pode ver a aurora em Saint Anthoniov of Brejosekovsky (a versão russa de Santo Antônio do Brejo Seco), no interior da Sibéria, mas garanto que é bem mais prático chegar a Tromso. Outras excelentes opções são Reykjavik, na Islândia, e Fairbanks, no Alasca.
Jokulsarlón, Islândia
Se tiver aurora hoje, ela irá aparecer dentro do círculo verde da ilustração abaixo. Esse círculo será mais ou menos largo dependendo da intensidade da aurora. O gráfico representa uma previsão de aurora tipo Kp3, ou seja, aurora de intensidade moderada. É claro que a aurora pode ser vista em latitudes mais baixas, mas para isso a aurora tem que ser intensa, MUITO INTENSA!
Gráfico da oval da aurora para intensidade Kp3 -
Geophysical Institute - University of Alaska Fairbanks
Outra variável importante é a luz. Ou melhor, ausência de luz. Você vai precisar sair de locais luminosos, como cidades, para poder ver a aurora. Tal como as estrelas são melhor apreciadas no campo do que na cidade, o mesmo acontece com a aurora. Da mesma forma, quanto mais intensa for a luz da lua, menos se vê a aurora. Ou seja, ao planejar sua viagem, fuja dos períodos de lua cheia!
Honningsvag, Noruega
Apesar de muita gente afirmar que a aurora, não ocorre no verão, isso não é verdade. O que acontece é que nas regiões próximas do polo, durante o verão, jamais escurece o suficiente para podermos apreciar as auroras. O oposto do que acontece no inverno. Quanto mais longas são as noites, maior a chance de ver esse maravilhoso espetáculo. O período de setembro a abril é o melhor para apreciar a aurora.

Essas duas variáveis, local e intensidade de luz, você pode controlar. Para as outras duas, reze pra ter sorte.
Somaroy, Noruega
A aurora depende diretamente da intensidade da radiação solar que o campo magnético da Terra está recebendo e quão forte esse campo magnético está protegendo nosso planeta. Se a radiação está pequena (Kp1, por exemplo), o campo magnético da Terra irá bloquear a maior parte dessas radiações e as auroras serão muito fracas e sutis. Quanto maior for a radiação solar, maior será o Kp, mais intensa será a aurora e maior será o número de locais onde ela poderá ser vista. Ou seja, reze para ter uma baita explosão solar enquanto estiver por lá!
Trollholmsund, Noruega
A última variável é o fator meteorológico. Não adianta estar no local certo, bem escuro, a radiação estar intensa e... o céu estar nublado. Aí, my friend, você não vai ver absolutamente NADA!!! E esse é um problema que se encontra com muita frequência na Islândia: céu nublado!
Varmahlid, Islândia
Uma dica final: quanto mais informações você tiver, maiores serão as chances de ver a aurora boreal. Para isso, use e abuse da Internet para acessar as informações desejadas. Eu uso os sites abaixo quando estou caçando a “dama da noite”!
Mount Hatta, Vik, Islândia
Sites com informações sobre aurora:

http://en.vedur.is/weather/forecasts/aurora/ - previsão de tempo e de aurora para a Islândia
Previsão de tempo e de aurora para a Islândia. Pra variar, a Islândia está completamente encoberta!!!
http://www.gi.alaska.edu/AuroraForecast/NorthPolar - Geophysical Institute - University of Alaska Fairbanks; previsão de aurora para várias partes do mundo e outras dicas

http://flux.phys.uit.no/ArcMag/ - Tromso Geophysical Observatory; gráficos atualizados da atividade magnética coletada em diversas estações do mundo; excelente para a Noruega
Gráfico de atividade magnética - Tromso Geophysical Observatory
http://www.solarham.net/ - Solar Ham; dezenas de informações, a maioria das quais não tenho a menor noção do que significam; das informações disponíveis uso muito o gráfico da oval de aurora e a previsão de 3 dias
Oval de uma aurora de intensidade Kp7 - deve ter sido de uma beleza incrível!!!
http://www.softservenews.com/Aurora.htm - Aurora Borealis Forecast; muito bom para a previsão de aurora para os próximos 60 minutos; também fornece o gráfico de oval da aurora
Com todas essas informações, a bola agora está com você. No entanto, sugiro que tenha sua primeira experiência acompanhado por um especialista no assunto. No Brasil eu recomendo o Marco Brotto.

GUDILUQUI!!!!!