quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Peru - Caminhando por Cusco


Veja também os outros posts da série "Peru": "Considerações pré-incaicas" e "Pitadas de Cusco"

A região de Cusco tem sido ocupada bem antes da chegada dos incas, lá pelo século XIII, tornando-se capital do Império Inca. 


Em 1533 os espanhóis tomaram a cidade e fizeram o imperador Atahualpa como refém.

Conta a lenda que os incas, para conseguirem a libertação de Atahualpa, encheram uma sala com ouro. Acreditaram nos espanhóis?! TOLINHOS! Ficaram sem o ouro, sem o imperador e sem o império!

Vale a pena reservar tempo suficiente para curtir Cusco, sem correria. Afinal, pontos turísticos incas e coloniais é que não faltam.



Comece pelo Mercado San Pedro e curta o que existe de mais popular na cidade. Lá você vai ver uma verdadeira e belíssima mescla de culturas. 

Mas se quiser fotografar gente, vá munido de uma teleobjetiva, pois qualquer tentativa de fotografar um indígena quéchua será prontamente rechaçado... a menos que a "propina" (gorjeta) acompanhe a foto. Como você vai querer tirar umas 10000 fotos, se der propina para cada foto vai acabar com o bolso completamente vazio! 

Recomendo que chute o balde, se faça de desentendido e tire as fotos que quiser, sem pedir autorização... e o faça rápido! Tire a foto, esqueça as reclamações e siga adiante!



Pegue a Calle Santa Clara, passe pela Plaza San Francisco, visite a Iglesia y Convento de La Merced (1536) e siga até a Plaza de Armas, o coração histórico da cidade. Lá você vai ter o que fazer por uns dois dias!

Não deixe de visitar o Museu Inca, a Catedral de Santo Domingo (1560) e a Iglesia de la Compañía de Jesus (1576).





Além disso, onze em cada dez restaurantes, lanchonetes, barzinhos e casas noturnas de qualidade estão ao redor da Plaza de Armas. Obviamente vai pagar mais caro por isso!

Esqueça os restaurantes sofisticados e vá deliciar-se com um popular "pollo a la brasa" no Los Toldos Chicken, que fica no cruzamento da Almagro com a San Andrés, a dois quarteirões da Plaza de Armas. Por apenas 14 soles (cerca de US$5) come-se um delicioso 1/4 de frango grelhado na brasa, acompanhado por papas (batatas) fritas e bufê de saladas (que não é nenhuma brastemp!)



Saindo da Plaza de Armas, pegue a Calle Hatun Rumiyuq, a mais frequentada pelos turistas. É nessa rua que se pode ver a famosa pedra dos doze ângulos.

Depois de uns 3 ou 4 quarteirões, você vai bater no Barrio de San Blás, reduto de artesãos e um dos locais mais pitorescos da cidade.


Outro local interessante para visitar é o Coricancha, antigo templo inca dedicado ao deus sol. 

Partindo da Plaza de Armas, pegue a Calle Loreto. O Coricancha fica a uns quatro quarteirões dali e, como tantas outras construções incas, o antigo templo foi destruído pelos espanhóis.

Quri Kancha significa "local de ouro", em quéchua, e recebeu esse nome pois sua riqueza era tanta que todos os muros do templo eram cobertos por placas de ouro. 

Cronistas da época relatam que na frente do templo ficava um jardim cujas "plantas" tinham ramos de prata e folhas de ouro, espigas de milho de ouro puro e 20 lhamas em ouro maciço. 
 

Nem com reza braba você vai ver nem meio grama dessa riqueza, desde muito tempo levada para a Espanha. 

Ah, mas "em compensação" os espanhóis construíram o Convento de Santo Domingo!

Putz, que bela troca!!!

2 comentários:

  1. Paulo Roberto Ferreira Passos5 de dez. de 2015, 20:12:00

    Meu caro,
    Cheguei do Peru tem uns 10 dias,e me ressenti nos seus comentários de uma iguaria peruana que eu não tive coragem de provar, o cuy; que na verdade trata-se do nosso conhecido porquinho da índia...kkk
    Um abraço;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o cuy é um item típico da culinária local. Quando estive por lá cheguei a experimentar, mas confesso que o cuy não chegou a encantar de paixão as minhas lombrigas! kkkkkk Talvez por isso tenha esquecido de mencioná-lo em meu post.

      Excluir