quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Noruega: A Dama da Noite



Para mim, ver a aurora boreal sempre foi um grande sonho dourado, em termos de viagem.

Ao ver os filmes e fotos, me imaginava olhando para cima e vendo aquele show de luzes dançando sobre a minha cabeça. Mas nunca imaginei que o que eu veria iria superar as minhas mais loucas expectativas!
Perto de Sommarøya, Tromsø
Esse sonho foi realizado em minha viagem à Noruega, onde estive em outubro de 2014, caçando auroras com o maior especialista brasileiro no assunto, Marco Brotto.
Eu e Marco comendo um hambúrguer duplo de carne de rena, regado com cerveja Laponia Gold, em Tankavaara, Finlândia
É um espetáculo LINDO DEMAIS!!! Algo que mexe com você, que enche os seus olhos de brilho... e seu coração de emoção. Impossível ficar insensível diante de tanta beleza. Com o perdão da má palavra PUTAQUIUSPARIU!!!

Como é a aurora boreal?! É algo indescritível, mas vou tentar!
Perto de Sommarøya, Tromsø
Imagine uma nuvem comprida e estreita, se mexendo ao sabor do "vento". Agora, imagine que essa nuvem é feita de luz. Aparece aos poucos, dá o seu show e devagar se apaga, para reaparecer algum tempo depois. Algumas vezes aparece timidamente, outras vezes mais luminosa. Algumas vezes se movimenta suavemente, outras vezes parece que enlouqueceu, dançando freneticamente e derramando uma chuva de luz sobre a sua cabeça.
Ponte em Gorsabrua
E nessas horas você grita, chora e agradece a Deus estar vendo tanta beleza!

Podemos dizer que o espetáculo da aurora acontece 365 dias por ano e 24 horas por dia, em algum lugar do mundo. Mas, se é um fenômeno tão comum, porque é tão difícil de se ver? Por que ela, como muitas belas mulheres, se faz de difícil, tem os seus segredos e precisa ser conquistada.
Perto de Nordkapp, o extremo norte da Noruega
Se um dia você desejar ver a aurora boreal, escolha um local que esteja dentro do círculo verde da imagem abaixo. Se tiver aurora naquele dia, ela irá aparecer dentro desse círculo verde, que será mais ou menos largo dependendo da sua intensidade. O gráfico abaixo representa uma previsão de aurora tipo Kp3, ou seja, aurora de intensidade moderada.

Mas não pense que basta chegar ao lugar certo para que a dama da noite dê seu espetáculo. Estar no lugar certo ajuda e MUITO. Mas você vai precisar que outras três variáveis sejam favoráveis para que você veja esse espetáculo.
Mapa de oval de aurora boreal de intensidade Kp2
A primeira variável é a luz. Ou melhor, ausência de luz. Você vai precisar sair de locais luminosos, como cidades, para poder ver a aurora. Tal como as estrelas são melhor apreciadas no campo que na cidade, o mesmo acontece com a aurora. Da mesma forma, quanto mais intensa for a luz da lua, menos se vê a aurora. Fuja da lua cheia! É exatamente por isso que muita gente afirma que a aurora, nas regiões polares, é um espetáculo típico de inverno, quando as noites são mais longas.
No meio da estrada, em Kiruna, Suécia, a caminho do Parque Nacional em Abisko
A segunda variável é a intensidade da radiação solar que o campo magnético da terra está recebendo e quão forte esse campo magnético está protegendo nosso planeta. Se a radiação está pequena (Kp1, por exemplo), o campo magnético da Terra irá bloquear a maior parte dessas radiações e as auroras serão muito pequenas e sutis. Quanto maior for o Kp, mais intensa será a aurora e maior será o número de locais onde ela poderá ser vista.
Gryllefjord, Senja, Noruega
A terceira e última variável é o fator meteorológico. Não adianta estar no local certo, bem escuro, a radiação estar intensa e... o céu estar nublado. Aí, my friend, você não vai ver absolutamente NADA!!!

Tromso, na Noruega, para onde fui, é um dos top points mundiais para se ver aurora boreal. Prepare o bolso pois tudo por lá é caríssimo!!! Mas vale a pena!
Gryllefjord, Senja, Noruega
E como aurora é um fenômeno noturno, ficávamos acordados durante quase toda a noite, dormíamos no carro debaixo de um frio de -4ºC até o sol despertar a gente e viajávamos/passeávamos durante o dia. Ou seja, dormir mesmo era algo que não estava no nosso programa. Lá pelo final da semana estávamos que nem dois zumbis de tão cansados!!!
Na pequena cidade de Skibotn
Foram dez dias simplesmente inesquecíveis.

3 comentários:

  1. Meu amigo, foi uma bela viagem e sua companhia foi perfeita . Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Marcão, como eu disse no post, foram dez dias simplesmente inesquecíveis. Conte comigo para uma próxima aventura!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal. Estou indo realizar esse mesmo sonho em janeiro. Vou para Finlândia procurar ver essas luzes da noite encantadoras.
    Nessa

    ResponderExcluir