sábado, 28 de fevereiro de 2015

China – Chegando a Tatooine



Adorei a China, mas a comunicação com os chineses não foi nada fácil!!!
Pequim, Xangai e Suzhou, no mapa da China
Manja aquela sensação de você ter sido abduzido por seres extraterrestres e acordado naquele bar de Tatooine, planeta do filme Guerra nas Estrelas? Pois é mais ou menos desse jeito que eu me senti quando tentei me comunicar com um chinês.

Eu não falo mandarim e eles (com raríssimas exceções) não falam inglês!
O belíssimo, moderno e gigantesco Aeroporto Internacional de Pequim
Ying txan ding fong xen tsin huan!

Entendeu? Não?!! Pois é, nem eu!!! Segundo o meu irmão, mais parece bala ricocheteando em barris de metal!!! KKKKKKKK
Restaurante em Pequim. Pratos saborosos e comunicação ZEEEEERO!!!
Por lá, todo restaurante tem cardápio com fotografias, mas isso não ajuda muito. Afinal, não vai ser mostrando a foto de um prato de vatapá que um gringo vai entender o que é, concorda?!

E é aí que começa o drama. Você aponta para uma foto e pergunta: “what is this? Podia ser em português, grego, javanês ou swahili que não ia fazer a menor diferença.
Delicioso prato de OINC, OINC, OINC!!!
O garçom faz cara de heimmm e responde: “meng tsin xuan tong”! Aí quem faz cara de heimmm sou eu!!!

Viro para ele e pergunto: “muuuuu, cocoricó or oinc oinc”!!! Ele faz cara de heimmm e... E por aí vai!
Tá duvidando? Então clique no vídeo aí acima e veja como é isso com os seus próprios olhos! É simplesmente hilário!!!

Nas ruas o tráfego é caótico. Ninguém tem o menor respeito pelas mais básicas regras de trânsito. Uma zorra completa!!!
Congestionamento é o que não falta em Pequim
Abre o sinal e aí vem carro de tudo quanto é lado. É carro fechando o tráfego para dobrar na rua perpendicular, ou entrando na contramão para ultrapassar o carro que está à frente, etc. Some a isso uma boa quantidade de pedestres, bicicletas e motonetas e você terá uma leve dimensão dos sustos que passamos.

Ah, antes que eu me esqueça, não vi uma única batida e buzinadas são raríssimas!!!
Zorra completa... com zero de buzinas e de acidentes!
Fila é um conceito que ainda não foi introduzido por aquelas bandas e o chinês tem certa dificuldade para entender como funciona. Não estranhe se você for empurrado ou sentir um bafo no cangote. Respire fundo e aceite. Faz parte da cultura deles!

Quando você pergunta à guia sobre esses tipos de zorras, a resposta vai ser: TIC! Ou seja: “This Is China”!!! Algo parecido com o nosso conhecidíssimo “sorria, você está na Bahia”!!!
Eu e a Mary na Cidade Proibida, Pequim
E para terminar, vou pedir um favor a você. Deem uma checada na conta abaixo e me ajudem a saber se está correta, antes de eu pagar!!!

Mais fácil se fosse em braile, concorda?!!
Checou a conta?!!! Posso pagar?!
Pano rapidíssimo! Fui!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário