sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

França – Queijos e vinhos III



Veja também outros posts com o tema “França”: ... porque não somos de ferro!!!, “O golpe do anel!”, Cadeados da paixão!”, Queijos e vinhos e Queijos e vinhos II.



Conforme eu já disse no post “Queijos e vinhos II”, sou um apaixonado por queijos de sabores e aromas fortes. Mas não dá para montar um queijos e vinhos só com queijos que estão mais próximos de uma bomba nuclear que de uma ricota.

Para balancear os sabores você também vai precisar de queijos de sabores medianos e de sabores bem leves. Neste post vou apresentar três dos meus queijos preferidos, de sabor mediano.

Um deles é o delicioso Tomme de Savoie, que muitas vezes é feito com leite desnatado, após a nata ter sido usada para fazer a manteiga. É por isso que Tommes são normalmente queijos de baixo teor de gordura (20 a 40%).
O delicioso Tomme de Savoie
Seu sabor, assim como o aroma, é suave e e dizem que varia dependendo do tipo de alimentação das vacas (feno ou pastagem). Como nunca comi feno ou pastagem, juro que nunca percebi nada de diferente!

Mais fácil é perceber a diferença de sabor devido à maturação. A maturação de um Tomme pode levar vários meses, dando ao queijo uma casca grossa com uma aparência rústica, igualmente fazendo com que seu sabor seja mais ou menos marcante. Eu prefiro um Tomme mais maturado.

Os peritos dizem que um Tomme de Savoie vai muito bem com um Châteuneuf-du-Pape. Adoro ambos!
Um Tomme vai deliciosamente bem com um Châteuneuf-du-Pape
Outro delicioso queijo de sabor mediano é o Mimolette. Sua produção é muito similar à do queijo holandês Edam, razão de muitas controvérsias e disputas entre os dois países.
Mimolette Vielle, bem maturado
Tem uma cor laranja bem forte e, se pressionado, sua consistência é semi-rígida. Tem sabor marcante e salgado, o que se acentua quanto mais tempo tiver de maturação. O Mimolette Vielle pode ser maturado por até dois anos e chega a ter uma consistência próxima a de um parmesão.

Harmoniza muito bem com vinhos Riesling e Châteuneuf-du-Pape.
Mimolette menos maturado e mais suave
Pra finalizar, um outro queijo de sabor médio que eu adoro é o Comté, feito de leite de vaca não pasteurizado na região de Franche-Comté, no leste da França.

É produzido em discos circulares planos, de 40 a 70 cm de diâmetro, por 10 cm de altura, pesando até 50 kg cada. Seu teor de gordura está em torno de 45%.
Comté sendo maturado
Sua casca é geralmente de cor marrom, com o interior de um amarelo pálido e sabor forte e ligeiramente doce.

A maioria dos queijos Comté são maturados de 12 a 18 meses e casam deliciosamente com um cabernet-sauvignon ou um riesling
Comté um delicioso queijo de sabor mediano
E aí?! Vamos abrir uma garrafa de Châteuneuf e saborear esses queijos?!

Santé!
Santé!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário