terça-feira, 13 de agosto de 2013

Bolívia – Chacaltaya



Todo país adoraria ter uma estação de esqui como ponto turístico. Um turismo rico e sofisticado. A Bolívia não seria diferente de nenhum país do mundo... exceto pelo fato de que lá até o certo dá errado!
Visão do Huayna Potosí, na chegada ao Chacaltaya
A Bolívia TINHA uma estação de esqui. TINHA, do verbo FECHOU!!! Pois é, a ÚNICA estação de esqui da Bolívia fechou em 2008... por absoluta falta de neve! Foi a primeira estação de esqui em todo mundo a sofrer os efeitos do aquecimento global. A geleira onde se praticava o esqui simplesmente desapareceu!!!
Lhama pastando
Chacaltaya continua uma bela atração turística, mas agora, o que atrai é a estonteante vista e a possibilidade de subir ao topo dessa montanha em uma escalada de "apenas" 220m.
Caminho para o Chacaltaya, à direita da foto
Bem, APENAS é uma palavra bastante subjetiva quando se está a mais de 5000m de altitude. Se subir um prédio de 70 andares pela escada não é algo fácil ao nível do mar, já imaginou isso tentando respirar o ar irrespirável dos 5000m?!!!
Belo cerro nevado ao lado do Chacaltaya
Como tentar não custa nada, tentei chegar lá no topo... bem devagarzinho!! Subi 40 dos 70 “andares” e tropecei na minha língua! Ou seja, cheguei até os 5200m, a “meros” 100m do topo, e não conseguir ir adiante!!!
Huayna Potosí
Reconheci minha incompetência física, joguei a toalha e sentei na pedra mais próxima para recuperar o fôlego! Quando achei que estava de novo “zero bala”, me levantei. E foi aí que o mundo rodou! Antes que eu perdesse os sentidos e rolasse morro abaixo, sentei de novo para buscar ar... onde não havia!
Recuperando o fôlego a quase 5100m de altitude
Fiquei lá por mais uns 10 minutos! Levantei devagarzinho e, como uma tartaruga andina, fiz o percurso de volta até o Refúgio, a “confortáveis” 5080m. Você não imagina a diferença que esses 120m fizeram ao meu agradecido pulmão!
Subindo o Chacaltaya
É importante ouvir o seu corpo, ao estar fazendo qualquer tipo de esforço em altitude. Meros três passos podem ser a grande diferença entre a consciência e a inconsciência. E desmaiar, lá no topo pode ser a última coisa que você vai querer que aconteça com você.
O altiplano boliviano, a Cordilheira Real e o Illimani à direita
Mesmo sem ter chegado ao topo, Chacaltaya foi um passeio imperdível! A visão do nevado Huayna Potosí, de 6088m, é algo indescritível. E, de lá de cima, pode-se ver todo o altiplano com La Paz e El Alto, o Lago Titicaca e toda a Cordilheira Real, incluindo o belíssimo Illimani (6438m).
O belíssimo Huayna Potosí
Valeu a pena!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário