segunda-feira, 8 de abril de 2013

EUA: Velho Oeste – Um deserto de sal (out/2010)



Veja também os demais posts da série “EUA: Velho Oeste”: “Tratados como bandidos!”, “Grand Canyon”, “Antelope Canyon”, "Monument Valley", “Dah-he-tih-hi”, “Mesa Verde”, “Cadê minha carteira de motorista?!!” e “Arches”.


A parada seguinte de nossa viagem foi Boneville Salt Flats.
Mapa do oeste dos EUA
Saímos de Arches cerca das duas da tarde e chegamos a Boneville pouco  depois do por do sol. Depois de atravessar uma das regiões mais áridas e inabitadas dos EUA, deparar com um deserto branco de sal foi algo que, por mais que eu já esperasse, superou tudo aquilo que eu poderia imaginar.
Mapa de Utah
Boneville Salt Flats fica no noroeste do estado de Utah, bem perto da cidade de Salt Lake City, e é um deserto de sal, com mais de 100km2. Tem origem em um antigo lago salgado, formado há milhões de anos atrás e é uma imensidão branca de uma beleza desoladora, que ninguém pode imaginar nos seus sonhos mais loucos.

Como ficava no caminho para o parque nacional Grand Teton e eu sou fanático por automobilismo, não poderia deixar Boneville de fora dessa nossa aventura. Afinal, Boneville é um tradicional local de quebra de recordes, pois a pista é absolutamente plana, formada por um sal compacto.
Carros de todos os tipos buscam recordes de velocidade
A área foi usada pela primeira vez em 1912, para a conquista de recordes de velocidade. Mas a popularidade só chegou na década de 30, quando Ab Jenkins e Sir Malcolm Campbell competiram na busca do recorde de velocidade em terra. Desde então é uma pista usada por diversas categorias de veículos e a maior velocidade atingida foi a de 1001,67 km/h, estabelecida em 1970 pelo Blue Flame de Gary Gabelich. A busca agora é superar a velocidade do som, em terra, uma conquista que ainda está longe de ser estabelecida.
Carro perdido no deserto de sal
Para quem não sabe, em 2010, a Globo levou o Cacá Bueno e um Stock Car para lá para saber qual o limite máximo de velocidade poderia ser alcançado. Ah, e qual foi a velocidade atingida pelo Cacá Bueno em Boneville? Cliqueaqui, veja o vídeo e confira!
Achei interessante essa curva formada pelas marcas de pneus deixada por um carro
Mas essa brancura toda engana! Nem todos os trechos são tão compactos como o de Boneville Speedway, onde são batidos os recordes de velocidade. A maior parte desse deserto é feito de uma fina camada de sal, que cobre um espesso barro lodoso. É entrar e afundar!! Vimos várias marcas de carro atolado enquanto percorríamos a estrada.
Nosso carro no deserto de sal de Boneville
E, obviamente, não poderia ir embora sem colocar o nosso carro em cima daquele deserto de sal. Foi o que fizemos no dia seguinte.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário