segunda-feira, 15 de abril de 2013

Angola – Os bêbados que se danem!



Veja também os demais posts da série “Angola” – "A água do Bengo", "Laços históricos que desconhecemos", "Os Palancas Negras" e "A Feira de Roque Santeiro"


Se Angola é violenta? É óbvio que um branquelo andando solto é sempre um alvo potencial, principalmente em uma cidade onde o desemprego é alto. Isso vale para Luanda, como em qualquer metrópole brasileira. Turista é sinônimo de panaca e de grana fácil. Ou seja, todo cuidado é pouco. Seja por lá, como por aqui.
Luanda
O curioso é que a sensação de que o Brasil é um país bem mais violento e perigoso que Angola está presente na mente de muitos angolanos, apesar de terem vivido os problemas da guerrilha. O responsável? Um programinha policial chamado Cidade Alerta. Aquele onde você suja a mão de sangue toda a vez que resolve mudar de canal da TV! É tanta bagaceira sendo mostrada na telinha que o embaixador do Brasil em Angola me disse que pediu para que o programa fosse retirado do ar, nas transmissões internacionais, pois os angolanos estavam com medo de vir ao nosso país! Imagine só, moravam em um país saindo de uma guerra civil e tinham medo da violência no Brasil! É mole?!
Cidade Alerta - Cuidado pra não sujar a mão de sangue ao trocar de canal!!
Como não apenas sobrevivi incólume à minha primeira viagem a Angola, mas gostei muito da experiência, a indicação de minha segunda viagem a Angola foi recebida com alegria. Seguro de vida? Nem pensar! Um ano depois, encontrei o país ainda sob a ameaça da guerrilha, agora fraca e acuada. Mas a esperança de um futuro melhor estava patente em todos os diálogos que mantive. Os progressos, apesar de ainda pequenos, eram visíveis.
Luanda, como era de ser esperar, também tem vendedor de sinal!
Em minha terceira viagem, em 2003, encontrei uma Angola em paz e Luanda havia virado um canteiro de obras. A morte de Jonas Savimbi, líder da UNITA, trouxe a tão esperada paz para o povo angolano. E todo o dinheiro que antes era canalizado para a guerra podia agora ser aplicado nas numerosas obras necessárias para a reconstrução do país.
Mulheres da tribo Namibe
Encontrei também uma coisa inusitada. Ao final de um cansativo dia de palestras, fomos tomar um chopinho na Ilha de Luanda, o point dos barzinhos e restaurantes. A “ilha” está hoje ligada ao continente e não passa de uma fina restinga. De um lado a Baía de Luanda. Do outro, praias e o Oceano Atlântico. No meio uma estrada de mão dupla com uma infinidade de bares e restaurantes dos dois lados.
Por de sol sobre a Baía de Luanda
A caminho do nosso restaurante, percebi que a cada poste de iluminação que passava, tinha logo atrás um enorme bloco de concreto. Um poste, seguido por um bloco de concreto. Outro poste e outro bloco... O curioso é que esses blocos de concreto estavam sempre depois dos postes e nunca antes.

Intrigado com aquilo, perguntei a razão ao motorista e quase caí de costas com a singela explicação. Os blocos estavam ali para proteger os postes das batidas dos motoristas que voltavam embriagados depois de uma noitada nos bares. Uma vez que eles sempre iam sóbrios, não havia necessidade de protegê-los no sentido da ida, mas na volta...
Tava duvidando?! Taí o bloco "protetor anti-bêbado" de poste!!!
Como estava ficando caro para o governo local trocar os postes batidos, a solução foi protegê-los com blocos de concreto.

– E os motoristas bêbados?

– Bem, eles que se danem!!

Pano rápido, por favor!!!


Copyright de fotos: Edu Moreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário