sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

França – Queijos e vinhos II



Veja também outros posts com o tema “França”: ...porque não somos de ferro!!!, “O golpe do anel!”, Cadeados da paixão!” e Queijos e vinhos.



Se comprar um bom vinho não é problema para a maioria das pessoas, embrenhar no mundo dos queijos é bem mais complicado.

Por aqui, temos os nossos tradicionais queijos brasileiros: minas, coalho, os diversos tipos de requeijão. Já até incorporamos em nossa culinária alguns queijos “importados” pelos nossos imigrantes: prato, provolone, parmesão, reino, gorgonzola. Até conhecemos o brie, o camembert e ouvimos falar que um tal de roquefort se parece com o gorgonzola.

Mas escolher um queijo entre dezenas que estão disponíveis na vitrina de um supermercado francês, é tarefa nada fácil.

Típica vitrine de queijo em um supermercado francês. E aí, qual escolher?!

Eu adoooooro queijo fedido. Para mim, quanto mais fedido, melhor!

Estão porque não começar por um Munster? O Munster é um queijo da região da Alsácia de sabor bem marcante e forte. O cheiro não fica atrás. Experimente colocar um no carro, sair para um passeio de meia hora e voltar. Duvido que consiga dirigir com a janela fechada! Ah, e se riscar um fósforo é capaz do carro explodir. Seu aroma é tão forte que lá em casa seu apelido é MONSTER (monstro, em inglês)

Munster - um dos meus queijos favoritos!
O cheiro pode até ser algo “monstruoso”, mas seu sabor simplesmente é divinamente apaixonante. Segundo a literatura, é um queijo que vai bem com um bom vinho Gewürztraminer, um Pinot Noir ou vinhos mais encorpados como um Châteuneuf-du-Pape. Mas também desce redondinho com uma bela cerveja!
Munster - Não se amedronte com o cheiro!!!

Próximo queijo da lista? Sugiro experimentar um Bleu d'Auvergne. Pode até parecer com um Roquefort, mas por ser feito com leite de vaca, ao invés de leite de ovelha, é mais cremoso e seu sabor bem mais marcante.
Bleu d'Auvergne tem sabor bem distinto do Roquefort


É um queijo que vai bem com vinhos doces como Porto ou Sauternes, assim como vinhos mais encorpados como o Côtes-du-Rhône. Nunca experimentei, mas tem gente que sugere comê-lo junto com uma fatia de maçã, nozes ou cogumelos frescos.
Bleu d'Auvergne, tem sabor parecido, mas mais marcante que o gorgonzola

Uma outra opção de queijo forte tanto no aroma como no sabor é o Petit Livarot, proveniente da cidade de mesmo nome da Normandia vem enrolado em 5 bandas de folha ou de papel, que evitam que o queijo simplesmente desmonte durante a fase de maturação.
Petit Livarot tem como característica essas bandas de sustentação

De sabor bem picante e bem cremoso, vai quase derreter quando estiver na temperatura ambiente. É um dos queijos mais populares da França e vai bem com um vinho mais adocicado ou um tinto mais leve.
Petit Livarot - picante e cremoso

Dessa vez comentamos três deliciosos queijos de sabores bem fortes. Nos próximos posts a gente fala dos queijos de sabor mediano e dos suaves. Aguarde!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário