segunda-feira, 26 de março de 2012

Istambul – O palácio do sultão



Veja também o post “Istambul - Entre o moderno e o antigo

Fim do trabalho na Conferência, chegada da Mary e início de férias! Tudo isso em menos de 24 horas.

Aproveitei para mudar do hotel onde a delegação estava hospedada, para algo menos europeu e muito mais dentro do espírito turco. E a pedida ideal era o Ayasofya Pansiyonlari, um conjunto de casas que ficava na rua que liga a Catedral de Santa Sofia ao Palácio de Topkapi. Mais no buchicho, impossível.

Ayasofya Pansiyonlari

Nosso primeiro dia foi reservado, obviamente à visita ao Palácio Topkapi, cuja construção iniciou-se em 1459, logo após a conquista de Constantinopla pelos otomanos.

Topkapi é um imenso complexo de construções destinadas não apenas à residência dos sultões e sede do governo, mas também escolas de funcionários públicos, campo de treinamento de soldados, pátios de lazer, cozinhas, mesquitas, hospital e, principalmente, o imenso prédio do harém, construção com um labirinto de luxuosos salões onde viviam as mulheres e concubinas dos sultões.

Vista aérea do Palácio Topkapi

Topkapi é impressionante e serviu aos sultões por quatro séculos! No seu apogeu, chegou a hospedar cerca de 4000 pessoas.

A Porta Imperial

A entrada ao primeiro pátio se dá pela Porta Imperial. Esse imenso pátio servia de parque e lá podemos encontrar a igreja bizantina Hagia Eirene que, apesar de nunca ter sido transformada em mesquita, era usada como depósito e paiol.

A Porta das Saudações

A entrada para Topkapi propriamente dita é feita pela Porta das Saudações, que dá acesso a todas as demais construções e pátios do palácio. Era no belo prédio do Divan onde o sultão descansava e se reunia com seus nobres.

Vista parcial do Divan

Mas a imponência de Topkapi está em dois outros prédios cujas visitas são imperdíveis: o Tesouro Imperial e o Harém!

Berço em ouro

O prédio do Tesouro era usado originalmente para a administração financeira do governo, assim como para armazenar os tesouros do reino. Transformada em museu, podemos encontrar uma belíssima coleção de porcelana, de trajes imperiais de armas e estandartes, relógios... mas nada supera a beleza das jóias.

Túnica imperial do sultão otomano

Entre as peças mais deslumbrantes está a Adaga de Topkapi, de 1741, feita em ouro e cravejada de esmeraldas e diamantes, para ser presenteada ao Xá da Pérsia, que faleceu antes de recebê-la.

A Adaga de Topkapi

Outra peça estonteante é um diamante de 86 quilates. Conta a lenda que foi encontrado em um monte de lixo e comprado de um gari em troca de três colheres.

Essa peça é simplesmente estonteante!!!

O Harém era a residência das mulheres, concubinas e filhos do sultão, que viviam guardados por escravos negros eunucos. Além deles lá vivia a valide, mãe do sultão, mulher mais poderosa do império e verdadeira “cobra criada”!

A palavra “harém” vem do árabe e significa “proibido”, uma vez que apenas o sultão, seus filhos e os eunucos podiam entrar.

Harém - Quiosques Gêmeos

No Harém também existia uma espécie de prisão, onde viviam os irmãos do sultão, para evitar disputas do trono. Muitos deles enlouqueceram nessa prisão “dourada”!

No seu auge, o Harém hospedou mais de 1000 mulheres, todas elas escravas trazidas de todos os cantos do império. A maioria chegava ainda na infância, como presente ao sultão. Como era proibido escravizar muçulmanos, todas elas tinham outra religião e eram convertidas ao Islã.  

Harém - Sala das Frutas

As meninas eram treinadas para servir o sultão, aprendendo a cantar, dançar, tocar instrumentos e, obviamente, oferecer os prazeres do sexo. Apesar de a maioria ser apenas serviçal, essa era a grande oportunidade de tornar-se a favorita do sultão, dar-lhe filhos, preferencialmente homens, e, ocasionalmente, casar-se com ele.

Harém - Pátio das Favoritas

Vida fácil? Nananinaná!!! Obviamente a concorrência era cruel, pois tudo valia para tornar-se favorita. E quando eu digo tudo, entenda TUDO com todas as letras maiúsculas!!! Para abrir seu caminho na hierarquia do harém, além de ter a simpatia da valide e corromper o eunuco chefe, as mulheres se valiam de todos os tipos de manobras, desde conspirações até a matar suas concorrentes diretas e seus filhos.

Dá para encarar?!

–“Dei”, diria a concubina!

terça-feira, 20 de março de 2012

Angola – A Feira de Roque Santeiro


Veja também os posts "Angola - A água do Bengo", "Angola – Laços históricos que desconhecemos" e "Angola – Os Palancas Negras".



Um passeio pela feira de Roque Santeiro (qualquer semelhança com a novela de Dias Gomes não é mera coincidência), nos arredores de Luanda, é algo inesquecível. É uma enorme feira aberta onde se vende de tudo.

Vista aérea da feira de Roque Santeiro

Meu foco foi obviamente o artesanato local, que é muito bem elaborado. Tecidos com padronagem típica africana, animais talhados em malaquita, pulseiras trançadas com pelo de elefante, lindas peças em ébano, estatuetas em marfim...

A caminho de Roque Santeiro

Epa! Você disse estatuetas em MARFIM?! Não só estatuetas, mas braceletes, colares, pulseiras, anéis, brincos... a variedade é enorme!!

A Feira de Roque Santeiro

Mas o comércio do marfim não está PROIBIDO? Está! E é uma grande hipocrisia, pois esqueceram de avisar aos artesãos locais que vendem livremente as mais lindas e delicadas peças em marfim que as mãos de um artista podem talhar. 

Se vende de tudo em Roque Santeiro!

Comprar é livre, mas sair com uma peça dessas do país é terminantemente proibido. Como vocês sabem que sou politicamente correto e jamais faria algo que é proibido, resisti à tentação... acredite quem quiser (se necessário, aperte a tecla SAP para acessar o sorriso de ironia)!

O comércio de peças em marfim é livre!

Como? Você está perguntando se passear por Roque Santeiro é seguro? Bem, eu estava acompanhado por um angolano, mas o branquelo aqui se sentiu como se fosse uma nota de cem dólares com duas pernas. Por onde ia, era seguido por uma multidão de meninos, pedintes e vendedores das tendas anteriores que baixavam os preços assim que eu me dirigia à tenda seguinte! 
Lindas peças em ébano

Aliás, pechinchar é o esporte predileto em Roque Santeiro, assim como na maioria das feiras populares em todo o mundo. Mas não pense que fez um belo negócio em comprar por 20 dólares uma estatueta em ébano cujo preço começou a ser negociado por 80. Você jamais conseguirá passar a perna em um negociante angolano. Ou o preço real é menos de 10 dólares ou a peça não é de ébano!

Uma estatueta em marfim como essa não sai por menos de US$ 200

A sensação de que está sendo engambelado durante uma negociação é onipresente em todas elas. Você chega como não quer nada e o negociante oferece uma peça lindíssima com um preço lá na estratosfera. É caro, mas nada que seu bolso não possa digerir. Você torce o nariz, pega outra peça menor... e o preço baixa. Você finge que não ouve e faz que vai para a tenda seguinte. O cara te puxa de volta e baixa ainda mais. Você oferece uma ninharia. Ele te xinga no dialeto local. É claro que você não entende patavinas do que ele falou, mas tem certeza absoluta de que sua mãezinha acabou de ser homenageada!! Ele baixa ainda mais o preço e diz que por menos que isso não pode fazer, que tem doze filhos passando fome, que sua avó é mutilada de guerra, que está desempregado, que...

Vendedoras de roupa

Bem, a peça é linda, você conseguiu um belo desconto em relação ao preço original e, pela primeira vez, você esboça uma titubeada. Pronto, você acabou de ser derrotado! Dali em diante é colocar a mão no bolso e o dinheiro na mão dele, que se vangloria sorridente com os demais colegas, em um dialeto ininteligível. E todos riem... de você, é claro!! No fundo, no fundo você também ri, deles, pois pagaria de bom grado mais que o dobro por aquela preciosidade.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Na estrada - Sinais de trânsito

Se você pretende alugar um carro e sair rodando pela Europa, muito cuidado! Tenho certeza absoluta que você vai encontrar um montão de placas que nunca viu na sua vida e, muitas delas, vão induzir a você fazer o oposto daquilo que elas estão determinando que você faça.

A menos que você já tenha dirigido na Europa, aposto um disco arranhado do hino do Madureira Futebol Clube que você não vai conseguir dizer o que significam as placas abaixo:

Deu um nó nos miolos?

Então vamos lá para as explicações:

1. Duvido que tenha acertado essa. Ela significa “fim de via prioritária”. E daí? E daí que você entrou em uma estrada secundária e deverá parar ao encontrar uma via de maior movimento. O grande problema é que muitas vezes essa estrada é prioritária em relação a vias terciárias. Você vai encontrar essa placa se resolver se embrenhar pelo interiorzão de muitos países, principalmente na França.

2. Outra placa que duvido que você conheça. Aliás eu só conheço ela em teoria e nunca vi uma no mundo real. Significa “tráfego proibido para TODOS os veículos”!

3. Ahá, se você falou “ultrapassagem proibida” acabou de errar feio! A placa de “ultrapassagem proibida” é essa aí embaixo. A placa “3” significa exatamente o oposto: que as ultrapassagens VOLTARAM A SER PERMITIDAS! É mole?!!! Fácil de se enganar, concorda?!


4. Se você pensa que essa placa significa que tem alguém com dor nas costas à frente, está redondamente enganado! Significa que, em um entroncamento com outras duas vias, a via prioritária vira à direita. Pensando um pouquinho até dá para adivinhar, mas o duro é encontrar uma placa dessas e as demais vias são do mesmo porte daquela que você está dirigindo. É confusão na certa se não estiver com um GPS a bordo!

5. Não, essa placa não quer dizer que você está em uma estrada de mão dupla. Isso você já está careca de saber! A placa significa que o carro que vem tem prioridade sobre você. Ela só vai aparecer quando você encontrar uma pontezinha muito pequena, daquelas onde cabe apenas um carro!


6. Ahá, aposto que pensou que essa placa significa que você não pode ultrapassar os 70km/h, não é mesmo?! Pois a placa de limite máximo de velocidade é a que está aí abaixo. A placa “6”  significa o oposto: que a limitação de velocidade máxima de 70km/h acabou de ser suspensa, retornando ao limite original.


7. Duvido que tenha acertado de princípio, mas agora que foi apresentado à placa de velocidade máxima, pode até ser que tenha imaginado o que esta placa significa: velocidade MÍNIMA para a via!

8. Duvido que tenha adivinhado essa e confesso que ela me deu um nó nos miolos quando encontrei essa placa pela primeira vez. Ela significa que o estacionamento é proibido nos dias ímpares no lado 1 da via e proibido nos dias pares no lado 2. Estranho, não?! Sem saber o que significava, não estacionei nem em um lado nem no outro e fui buscar uma vaga em outro lugar. Aliás, para turista que se preze ela não vai servir para nada pois ele não saberá em que dia do mês ele está e muito menos se o dia é impar ou par.

9. A primeira vez que vi essa placa não entendi patavinas. Acabei entendendo por exclusão. Toda placa branca com uma tarja preta, significa que uma restrição acaba de ser suspensa (vide placas 3 e 6). Agora imagine que apareceram várias placas com restrições, como limite de velocidade e de ultrapassagem. Ao invés de serem apresentadas duas placas (3 e 6), informando que as restrições foram suspensas, eles apresentam essa que significa que TODAS as restrições foram suspensas. Muitas vezes, principalmente na Grã-Bretanha, essa placa aparece na saída das pequenas cidades, informando que as restrições estabelecidas na entrada da cidade foram suspensas. O problema é que, se você vem de uma auto-estrada,entra na cidadezinha e pega uma estrada secundária, ninguém vai lhe informar qual a velocidade máxima dessa estrada!

10. Ficou com cara de heim ao ver essa placa. Pois saiba que o mesmo aconteceu comigo muitas vezes até eu resolver perguntar a alguém. Essa é a nossa velha e famosa placa de “parada proibida”! E se a placa só tiver uma barra, significa “estacionamento proibido”!

Pois é, não é pelo fato de que você conhece de cor e salteado o Código Nacional de Trânsito que não vai se deparar com uma placa estranha na Europa. 

Dar uma pesquisadinha na Internet não vai fazer mal a ninguém. Além disso pode poupar você de muitos problemas, sem falar nos potenciais riscos de acidente!

Ah, e se você tem o costume de sentar a bota no acelerador e diminuir quando se aproxima de um pardal, aguarde o nosso próximo post sobre esse assunto. Você vai tomar um baita susto!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Chegando aos 100!!!

Este é o post de número 100!!!

Desde abril do ano passado, quando publiquei o “Ainda não decolou!”, falando de nossa viagem ao Chile, foram muitos e muitos “causos”, onde relatei minhas aventuras pelo mundo a fora.

Edu e Mary no Parque Nacional "Los Glaciares", na Patagônia, Argentina

Ao longo do tempo, acumulamos mais de 5000 visualizações. A maioria, obviamente, é de brasileiros, mas já tivemos gente do Japão, Rússia, Israel, Arábia Saudita e tantos outros países visitando o nosso blog.

Em São Francisco

Hoje temos 18 membros. Tá legal que não somos um dos blogs mais populares, mas fico muito feliz em ver que vocês se divertem e que muitos me pedem informações e dicas dos lugares por onde passei. A todos vocês, em especial aqueles que são membros do blog, o meu MUITO OBRIGADO!

Entre duas divindades polinásias, na Big Island, Havaí

De todas as minhas postagens, uma se destacou entre as demais em termos de acesso: “Chillán - Chile 24/4/2011”. Nela eu relato nossa visita a essa encantadora região chilena, porta de entrada para Pucón, cidadezinha que fica aos pés do vulcão Villarica.

Delicioso almoço degustação na vinícola Casa del Bosque, Chile

Outras nove postagens formam as nossas Top 10:

      "Cacique barrigudo" sendo pintado na aldeia Kamayurá Morená, no Xingu
      • Kamayurá – Karaiwa – Karaiwa significa "homem branco" na língua Kamayurá e o post fala da forte influência do branco na cultura indígena
      • Kamayurá – Mavutsinim – Mavutsinim é a figura mítica que representa o primeiro homem e esse post relata duas lendas dos kamayurás


      Almoço de confraternização em Luanda, Angola
      • Portugal e Espanha - Salamanca e Segóvia – Salamanca é alegria pura! Apesar de ficar relativamente perto de Madri, poucos são os turistas brasileiros que passam por lá. Não sabem o que estão perdendo!!!
      • Rachel - Chile 3/5/2011 – Rachel é o nome que damos ao nosso GPS, companheirona de todas as nossas viagens. Pois a Rachel andou pisando na bola em nossa viagem ao Chile e quase nos manda para um lugar deserto no meio da Cordilheira dos Andes!

      Entre os moinhos do Quixote, em Belmonte, Espanha
      • Portugal e Espanha - Mais parece novela da Globo! – Relata nossa visita ao Mosteiro de Batalha, à Alcobaça e à Óbidos... além das intrigas, disputas, assassinatos, guerras que envolvem a história dessas cidades, numa trama que mais parece novela da Globo!
      • Kamayurá – Arewawak!! – Arewawak significa “bom dia” em kamayurá e neste post eu conto o que fui fazer numa aldeia kamayurá, no meio do Parque Indígena do Xingu

      Almoço com o pessoal do órgão regulador de telecomunicações de Timor Leste

      • Tomadas, Torneiras e Descargas II – Tomadas para todos os gostos – Quem viaja pelos quatro cantos do mundo sabe que a criatividade humana voa alto na hora de criar tomadas dos mais diferentes tipos. Quem nunca ficou segurando impotente o fio de um aparelho e olhando para uma tomada com cara de heeeeim?!!!, que atire a primeira pedra

      Aos pés da Bay Bridge, em Sydney, Austrália

      Mas, se muitas viagens foram em função do serviço que desempenhava, o resto das minhas aventuras foram feitas com a Mary, minha esposa.

      Limpando conchas para a minha coleção, em Samoa

      Sem ela, metade da graça das viagens que fizemos juntos viraria pó. À você Mary, um beijo apaixonado!

      Chefiando a delegação brasileira

      E para você que curte o nosso blog, tenha certeza de que muitas e muitas outras aventuras virão. Aguardem!

      Curtindo com a Mary a indescritível beleza do Oxbow Bend, no Grand Teton Nat. Park, EUA