quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Mergulhando pelo mundo – Afinal, o que é mergulhar?


Desde que Jacques Cousteau inventou o mergulho autônomo, milhões de pessoas já tiveram a maravilhosa experiência de explorar o mundo submarino, uma atividade cada vez mais popular.

E quem já experimentou fazer um mergulho autônomo, sabe que é uma experiência incrível. Além da paz que o mergulho proporciona, a integração existente entre o mergulhador e todo o ambiente marinho é algo indescritível.

Jacques Cousteau e o primeiro equipamento de mergulho autônomo

Tenho mais de duas centenas de mergulhos registrados, tanto no Brasil como no exterior e cada mergulho é uma experiência única! Mergulhei em recifes de coral, em naufrágios, em correnteza... Fiz mergulhos noturnos, mergulhos profundos, mergulhos com visibilidade quase zero e outros onde a visibilidade era maior que a de piscinas... Mergulhei com tubarões, com barracudas e com arraias manta... É tanta coisa linda e tanta estória que vou compartilhá-las aqui com vocês.

Edu mergulhando no Havaí

Já pensou em flutuar no espaço sideral? Pois saiba que mergulhar é a atividade mais próxima do zero absoluto de gravidade. É por isso que o treinamento dos astronautas é feito embaixo d’água, em piscinas enormes. No mergulho, você flutua como se estivesse no espaço sideral... só que envolto em sons e vida!

Astronautas da NASA treinando para ir a espaço sideral

Muitas pessoas me perguntam se a pressão da água aperta o peito ou se existe dificuldade em respirar. A resposta é não para ambas as perguntas. Não sei se em mergulhos MUITO profundos existe algum problema, mas mesmo em mergulhos a 30m de profundidade não se sente a pressão e respira-se como estivéssemos na superfície. O maior “problema” é a pressão no ouvido nos primeiros 10m, mas nada que não seja resolvido com facilidade.

E se o oxigênio acabar? Primeiro, é importante dizer que respiramos ar comprimido e não oxigênio. Como toda peça mecânica, é claro que existe a possibilidade de um problema no regulador, por onde respiramos. É por isso que mergulhamos com um segundo regulador, para ser usado em caso de falha do primeiro, e sempre devemos estar próximos do companheiro de mergulho.

Aliás, só vai acabar o ar da garrafa se você for MUITO imprudente. Sempre se interrompe o mergulho com 1/6 de ar na garrafa, o que é mais que suficiente para o retorno ao barco.

Flutuando na imensidão azul

Mergulhar é seguro como dirigir um carro. Assim como com os carros, para tirar uma carteira de mergulho, é preciso treinamento. E se seguirmos direitinho as regras que nos ensinam, o risco é infinitamente menor que dirigir um carro. Agora, se você resolver dirigir pela contra-mão numa auto-estrada, você sabe direitinho o que pode ocorrer, concorda?! No mergulho se passa o mesmo! Assim como ao dirigir o maior risco está no motorista e não no carro, embaixo d’água o maior risco está no mergulhador e não no mergulho.

E, para isso, é fundamental ter um bom instrutor. O meu virou mais que amigo, sou padrinho do seu casamento. Grande Moa, brigadão pelos memoráveis momentos que passamos juntos embaixo d’água!!!

Bichos!!! Será que não é perigoso estar ali com todos aqueles bichos? Não! Quem nunca mergulhou imagina o mar repleto de monstros que sairão de covas escuras para nos morder. A verdade é que os animais marinhos têm muito mais medo da gente que nós deles.

A vida marinha é simplesmente estonteantel!
Moréias? Elas não atacam quem se aproxima, como se vê em filmes? Moréias são animais tremendamente territoriais, mas só lhe atacarão se forem perturbadas. E tenho certeza de que você não é besta de ficar cutucando uma moréia, concorda?!

Moréia

E os tubarões? Eu já fiz mais de duas centenas de mergulhos e em apenas uns oito eu vi tubarões. Tenho certeza de que em muitos outros minha presença foi notada por tubarões, apesar de não conseguir vê-los. Em dois deles o mergulho foi específico para se ver tubarões. Foram mergulhos eletrizantes e em momento algum senti que estivesse colocando minha vida em perigo. Eles igualmente respeitam aquele ser estranho, vestido de preto e que solta borbulhas.

Mergulhar com tubarão é adrenalina pura!!!

Aliás, existe uma piada entre os mergulhadores que conta que os tubarões não nos atacam, pois o primeiro tubarão que tentou comer um mergulhador, acabou engolindo a garrafa de ar...  e ele teve uma baita duma aerofagia!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário